“Qual o maior benefício do momento de leitura com os filhos? O senso comum diz que é a melhor forma de tornar os filhos inteligentes, com melhor vocabulário e escrita. Bem, tudo isso vem no pacote, mas no topo da lista de benefícios está o tempo de qualidade da criança com as pessoas que ela mais ama na vida: a mãe e o pai (podemos incluir ainda outros cuidadores como avós, padrinhos…). É criação de vínculo, de memórias e lembranças para o resto da vida. Um dia até poderemos dizer que nos arrependemos de ter trabalhado demais, visto TV ou usado o celular demais , mas nunca iremos nos arrepender de ter lido “demais” para nossos filhos. Esse é um dos maiores presentes que podemos dar a eles e a nós mesmos: presença, tendo o livro como elo”.
Adriana Krauss
Adriana Krauss é jornalista e professora de formação. Já lecionou para crianças e adolescentes de escolas públicas de Blumenau e Gaspar. É uma mulher apaixonada pela vida, que acredita e investe na educação! Além de viajar o país com suas palestras e treinamentos, dedica-se à pesquisa sobre literatura de qualidade para as infâncias e também à escrita de obras para esse público. A jornalista – que já foi colunista dos jornais Santa (Jornal de Santa Catarina) e DC (Diário Catarinense) realizou o sonho de ingressar no mercado literário em outubro de 2020. Seu primeiro livro – Led e o Monstro Zork – foi publicado pela Design Editora de Jaraguá do Sul e já atingiu a marca de três mil exemplares vendidos. Adriana se inspirou no cachorro que viveu com ela por quase 16 anos para criar a história que surpreende crianças e adultos.
Led é um yorkão. Grande companheiro de Roberta e cheio de amigos caninos, porém, tem um monstro assustador que tira o sono do nosso amiguinho peludo. Vamos nos encher de coragem e descobrir juntos quem é o monstro Zork, ajudando Led a enfrentar esse medo?
Já pensou em formar um clube do livro com os amigos dos seus filhos?
Pode ser algo leve e sem regras rigorosas, mas deve ser frequente. Quem sabe uma vez ao mês caiba na sua rotina?!
Gostou da ideia? Então, convoque as mães do seu grupo da escola ou do condomínio e dê aos seus filhos o melhor presente: PRESENÇA, tendo o livro como elo.
Aqui estão algumas premissas para ajudar vocês:
1. Leiam por prazer;
2. Tenham livros de qualidade no acervo da criança;
3. Façam combinados básicos;
4. Cada criança pode levar seu livro favorito;
5. O local pode variar a cada encontro. Aqui já fizemos: na casa da vovó de uma amiga onde havia um gramado gigante, espaço de lazer de prédios, jardim, etc;
6. Espalhem os livros pelo ambiente e permitam que as crianças olhem tudo com a curiosidade que só elas têm;
7. Para leituras coletivas, sugiro o sorteio de dois livros dos que foram levados;
8. As mães podem se alternar na leitura;
9. Não criem a expectativa de que as crianças ficarão quietinhas ouvindo as histórias. Elas vão levantar, chegar perto de quem está lendo, fazer perguntas, interagir, pedir para olhar de novo, e tudo isso é normal e maravilhoso;
10. Não fiquem frustradas se der para fazer apenas uma leitura coletiva. Já tivemos uma edição do Clube do Livro aqui em Blumenau, SC, em que não lemos nenhuma obra para todos ao mesmo tempo, mas várias mães leram simultaneamente para pequenos grupos ou apenas para uma criança, e não necessariamente seu filho. Foi incrível!
O livro é a motivação para o encontro, mas lembrem-se, há espaço também para: explorar o lugar, fazer um lanchinho coletivo e brincadeiras livres!!!
Caso você tenha dúvidas sobre como montar o Clube do Livro ou queira indicação de livros de qualidade para a infância, escreva para mim ou me procure no Instagram @adriana_krauss